4 found
Order:
  1.  7
    Engels, Marx e o pragmatismo: a odisseia de William English Walling.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):48-76.
    O presente artigo toma em sua consideração o discreto apêndice do, então socialista, William English Walling – “Socialism and Pragmatism as seen in the Writings of Marx and Engels” – servindo de mote a um regresso à conceção materialista da história, com especial incidência nos escritos de Friedrich Engels. A escolha de Walling assinala-se pelo facto de uma alegada herança de tipo socialista-pragmatista ou marxista-pragmatista atravessar todo o século XX até aos nossos dias. Serão diversos os exemplos, mas parece residir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Marx, Engels e o movimento dos trabalhadores nos EUA: um contributo para a compreensão da conceção materialista da história.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):51-70.
    No presente artigo procuramos recuperar a reflexão de Karl Marx e Friedrich Engels acerca do movimento dos trabalhadores estado-unidense do seu tempo, sobretudo no que ao papel dos socialistas dirá respeito. É nosso entendimento que esta reflexão contribui, apesar de pouco explorada, para a compreensão da conceção de ambos – a conceção materialista da história –, não porque tenha contribuído para a sua elaboração mais acabada, mas por via do exercício que os autores fizeram desta quando analisaram o que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Marx, maquinaria e grande indústria: o desenvolvimento tecnológico no Livro I de Das Kapital.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):36-55.
    O presente trabalho recupera a reflexão de Marx, acerca do desenvolvimento tecnológico, com base no seu famoso 13.º capítulo “Maquinaria e grande indústria”, pertencente ao Livro I de Das Kapital. Ao longo deste trabalho serão sucintamente analisadas questões fundamentais como a da acumulação de capital, a concorrência e a compulsão por mais-valia, o papel da luta de classes face a isto e a maneira como as relações sociais vigentes influenciam o desenvolvimento tecnológico. No final destrinçam-se as contradições da tecnologia dadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Rawls e Marx: apontamentos em torno da “divisão do trabalho”.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):122-145.
    O móbil do presente artigo é dado a partir do subponto 52 da obra Justice as Fairness: A Restatement de John Rawls – “Addressing Marx’s Critique of Liberalism” –, mais precisamente quanto à objeção que o autor destaca de Karl Marx em relação à “divisão do trabalho” sob o capitalismo. Rawls considera que tal “divisão”, pelo menos da maneira como foi apontada por Marx, seria “superada” no âmbito dos princípios de justiça. Assim, através da Kritik des Gothaer Programms e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark